A IoT (Internet das coisas) é um termo recente que tem ganhado espaço nas discussões no mundo da tecnologia e dos negócios, pois trata-se de uma ferramenta poderosíssima capaz de transformar a produtividade da cadeia de abastecimento, elevando seu nível de performance e colocando a empresa numa posição mais competitiva e com ótimos resultados.

O conceito de IoT está baseado na interconexão digital entre objetos do cotidiano e a internet, conexão esta que vai além do fator humano. Em outras palavras, a Internet das coisas é uma grande rede de objetos capazes de reunirem e transmitirem dados.

Como a IoT funciona na prática no processo logístico?

O crescente avanço da tecnologia nos últimos tempos permitiu que a indústria passasse a digitalizar mais os seus processos. Com o surgimento da IoT, foi possível oferecer mais organização, automatização e controle dos processos realizados à distância através de dispositivos conectados à internet.

A aplicação da IoT também dá a possibilidade de prever e adiantar possíveis problemas, indo além de apenas detecta-los. É possível também ficar por dentro de tendências, padrões e inconsistências, permitindo um planejamento mais robusto e assertivo.

Exemplos de aplicação da IoT na Logística

Entre os dispositivos mais usados, os sensores se destacam pela sua versatilidade. Nos armazéns há a possibilidade de administrar o registro da entrada e saída de mercadorias de maneira mais precisa, assim como fazer o cálculo de volume e peso nas estantes para a identificação correta da mercadoria que está sendo armazenada. É possível também obter o controle de sensores climáticos para garantir a manutenção e conservação dos produtos, sensores para detectar a disponibilidade de espaço e óculos ou etiquetas inteligentes para identificar a localização exata das mercadorias.

Tratando-se de cargas, os sensores para a supervisão da temperatura e umidade de um local de forma remota também são muito úteis, garantindo todo um cuidado especial para cada mercadoria. Ainda tem os sensores de prevenção de danos e detecção de roubos, e aqueles para seguir em tempo real a localização do veículo durante o translado.

Já quando o assunto é a frota, existem alguns dispositivos como softwares capazes de desenhar a distribuição da carga nas unidades e rastreadores para checar a localização exata das unidades e coletar dados históricos sobre o percurso das unidades. Aqui ainda é possível fazer o uso de sensores para a identificação do estilo de condução dos operadores, bem como controlar o consumo de combustível e detectar níveis de fluídos e de emissões contaminantes.

Para as rotas, a IoT permite fazer um planejamento e monitoramento de rotas mais vantajosas, conseguindo detectar em tempo real as condições de tráfego, por exemplo, por meio de sistemas de satélite. Você pode também controlar a ordem das entregas de acordo com a região e o horário de recebimento.

Se a sua preocupação está no serviço oferecido ao cliente, a Internet das Coisas pode te ajudar garantindo a pontualidade com que as atividades são realizadas, bem como assegurar o recebimento de insumos para empresas e de produtos ao cliente final. Isso é possível graças a dispositivos remotos destinados especificamente para monitorar o recebimento das entregas, assim como aqueles focados na rastreabilidade das mercadorias e atualização em tempo real da informação de entrega.

Benefícios gerais da IoT para o seu negócio

Como vimos, a tecnologia é capaz de cuidar de detalhes bem pequenos, mas que no final das contas fazem grande diferença. Entre tantas possibilidades e funções, os resultados mais notórios que podem ser observados estão ligados à segurança e eficiência do processo logístico. Os dispositivos conferem maior assertividade e agilidade às atividades realizadas, além de serem extremamente práticos e relativamente fáceis de serem utilizados.

Uma empresa que anda de mãos dadas com a tecnologia e está constantemente antenada nas tendências do mercado consegue passar uma confiança maior tanto para clientes quanto para consumidores e demais envolvidos, destacando e colocando a empresa à frente. Mostrar essa preocupação e dedicação em oferecer o melhor é fundamental. A redução de perdas e custos também é um indicador que se sobressai quando se tem dispositivos trabalhando durante os processos, o que culmina num maior lucro no final das contas.

Leopoldo Suarez

Leopoldo Suarez

Executive Director & Partner | nstech

Leave a Reply