Conexões inteligentes, otimização do atendimento, foco na velocidade, ganho de eficiência, redução efetiva de custos e uma ampla disposição de informações são apenas alguns elementos que vêm à tona quando se fala em Logística 4.0. O conceito vem da Alemanha e a nova fase do setor surge em meio à constante necessidade de adaptação que o mercado vem exigindo, movimento que vem acontecendo desde a revolução industrial no século XVIII, quando o mundo via o surgimento da chamada Indústria 1.0.

O principal ponto que define a dinâmica da Logística 4.0 está ligado a um processo em que são privilegiadas as otimizações e as tomadas de decisões baseadas em dados. Estes dados, por sua vez, são em parte produzidos dentro de cada empresa e outra porção vem da troca entre clientes, embarcadores, transportadoras, armazéns e demais envolvidos dentro da cadeia logística.

Com o desenvolvimento e avanço da tecnologia ao longo da história, a indústria e o mercado vão se moldando e expandindo tanto em tamanho quanto em perspectivas. Dentro dessa mecânica está o setor de transportes, que também se vê na obrigação de se adequar às transformações que vão acontecendo.

Mas a grande diferença e impacto que a Logística 4.0 tem mostrado durante essa transformação que estamos vivendo atualmente, está relacionado ao estilo de vida dos indivíduos. Uma sociedade com novos hábitos de consumo e comportamento demanda um mercado que consiga atender às suas expectativas. A nova revolução combinou grandes elementos tecnológicos como a Internet das Coisas (IoT), Cloud Computing (computação em nuvem), as impressoras 3D, Big Data, Analyctics, realidade aumentada, entre outros itens, tudo isso voltado em atender e suprir essas novas expectativas e desafios.

E quais os benefícios da Logística 4.0 paras as empresas? 

São vários, vamos elencar os principais que mais podem ser notados na prática:

  • Maior integração entre os participantes da cadeia de suprimento;
  • Prazos menores de entrega;
  • Otimização de espaços e de custos de armazenagem;
  • Melhor aproveitamento das frotas e custos com transporte otimizados;
  • Redução de estoques;
  • Evita perdas, paradas de produção ou desperdícios;
  • Mais segurança para a cadeia de fornecimento;
  • Menor burocracia processual;
  • Elevação da produtividade e competitividade no mercado;
  • Capacidade de geração de uma massa de dados relevante para apoiar as tomadas de decisões;
  • Aumento significativo das margens de lucro para transportadoras e operadores logísticos que se engajam no assunto da revolução 4.0;
  • E por fim, maior satisfação dos clientes.

A mudança se faz agora! 

É importante salientar que toda evolução é constante, e quem não acompanha as transformações que vão acontecendo ao longo do tempo, corre o risco de se tornar obsoleto. Uma transportadora ou operadora logística, como peça fundamental na ponte entre indústria e consumidor, tem o dever de promover mudanças em prol da cultura organizacional e nas práticas diárias de seus colaboradores e demais pessoas envolvidas, já que uma revolução só pode se tornar possível através das ideias e da força humana. A mudança precisa partir de nós!

Não é raro encontrar empresas que por algum motivo ou outro ainda fazem uso de recursos analógicos e insistem em processos manuais e obsoletos. Essas empresas podem ter muita dificuldade em se adequar ao novo momento. Uma solução primordial é o investimento na comunicação com os embarcadores, pois com a velocidade crescente das demandas dentro do contexto da Logística 4.0, fica inviável aceitar troca de informações de pedidos, ocorrências de transporte e situação de fretes por e-mail, por exemplo, bem como o lançamento manual dessas informações em sistemas.

O investimento direto nos embarcadores através de tecnologias como Troca Eletrônica de Dados (EDI) e web serviços são altamente capazes de integrá-los junto às transportadoras e demais parceiros, inclusive fornecedores e clientes. Isso certamente evita retrabalhos, reduz custos e evita erros, acelerando o processo como um todo.

Integração é o grande elemento surpresa para fazer dar certo a receita de uma logística mais moderna, conectada e com uma gestão fluída que permite um controle total sobre todos os processos.

Quer potencializar a logística da sua transportadora? Conheça o TMS da KMM.

Leopoldo Suarez

Leopoldo Suarez

Executive Director & Partner | nstech

Leave a Reply