O valor de uma empresa está diretamente relacionado com sua reputação “compliance”. Empresas do setor logístico que conseguem passar uma imagem de confiança e segurança possuem uma enorme vantagem competitiva na busca por novos clientes.

Conquistar esta reputação é um processo longo, que exige planejamento, processos e atitudes condizentes com os valores do negócio. Estabelecer uma política de compliance pode auxiliar a potencializar a imagem da empresa junto ao mercado e a evitar perdas financeiras.

O compliance nada mais é do que um conjunto de políticas, procedimentos e controles internos que tem por objetivo garantir que a empresa estará em conformidade com regras internas e externas. Isso significa estar não apenas de acordo com a legislação tributária, trabalhista e fiscal, como também garantir um comportamento ético e integro da organização e de todos que fazem parte dela, desde a alta diretoria, até o nível operacional.

Para isso, o compliance possui três pilares fundamentais:

  • Gestão de riscos: Identifica ameaças a saúde do negócio;
  • Gestão de processos e negócios: Processos definidos e fiscalizados que garantem o cumprimento das políticas e a eficiência de cada colaborador.
  • Governança corporativa: Órgãos responsáveis pela execução das políticas, como Conselho de Administração, Diretoria e Conselho Consultivo, que também devem ter regras de funcionamento e tomada de decisão;

Dessa forma, um programa eficiente e bem estruturado de compliance minimiza os riscos, fraudes, perdas financeiras e mantem a reputação da empresa no mercado. Além disso, com o mapeamento dos riscos é possível garantir a tomada de decisões com integridade e ética e manter toda a equipe sempre capacitada para cumprir as normas internas e externas, evitando multas e fraudes.

Claro que um programa sério de compliance não se constrói da noite para o dia. Mas a iniciativa deve partir da alta gestão da empresa, que deve nomear profissionais capacitados para esta função. Esta equipe possui um grande desafio e responsabilidade, já que deve interagir com todas as áreas da empresa para realizar um mapeamento de riscos, desenvolver um plano de ação e formalizar políticas.

O mais importante é manter um treinamento e conscientização constante de toda a empresa, desde a alta gestão, até níveis operacionais. Afinal, todas as rotinas de uma organização estão envolvidas no cumprimento de normas, leis e condutas éticas. Garantir que estas atividades diárias sejam realizadas de acordo com as normas legais e éticas é o papel do compliance.  

Leopoldo Suarez

Leopoldo Suarez

Executive Director & Partner | nstech

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