Você que é dono de transportadora, gerente de frota ou mesmo de controladoria certamente busca ferramentas realmente práticas e facilitadoras para o controle dos principais indicadores do processo logístico. É aí que apresentamos o ZoomBI, já ouviu falar?

O ZoomBI é uma plataforma de gestão que concentra todos os indicadores referentes às informações que são geradas no TMS e ERP do sistema KMM. O programa é dividido em três diferentes pacotes, que são destinados às áreas de frota, operações e finanças.

Como o tema deste artigo é voltado à gestão de frotas, vamos focar neste primeiro pacote que nossa plataforma oferece.

Gestão de pneus 

Um item que ilustra bem o funcionamento do pacote de frotas do ZoomBI é a gestão dos pneus, por exemplo, já que este é um fator que gera bastante custo e demanda atenção para toda a frota, além de ser um grande custo de serviço de execução das viagens.

Existe um indicador dentro do programa chamado CPK, que é um indicador de mercado relacionado ao custo por Km. Informações logísticas como as rotas tomadas ao longo do percurso, as operações que você executa, a quantidade rodada de Km carregado e vazio são informações que são transformadas em dados que vão gerar o CPK. Este indicador é calculado em uma unidade de medida monetária, ou seja, ele é lido em Reais.

E no que isso me ajuda? 

Muito bem, a análise desses dados permite a verificação dos resultados, além de ajudar a compor o custo do serviço. Com isso será possível fazer uma análise mais precisa do resultado, com os detalhes da operação, placa e clientes que estão sendo executados em sua rotina. Outro benefício proporcionado é um acompanhamento mais próximo de suas metas e margens, como readequação de tarifas, por exemplo.

Então o CPK é um indicador que, no fim das contas vai fazer com que a sua operação acabe saindo sempre rentável e saudável todo mês.

Abastecimento 

Atualmente com os aumentos constantes e expressivos dos combustíveis fica impossível não sentir o impacto financeiro que o fator abastecimento traz para a receita no final do mês. Ter uma boa gestão é imprescindível para conseguir fazer o máximo de economia, num cenário cada vez mais complicado. No tocante ao controle de combustível, a ferramenta do ZoomBI traz três pilares para análise: volume, negociação e consumo, referentes às médias dos veículos da frota.

Uma dica que vai auxiliar na redução de custos com abastecimento está relacionada à quantidade de postos disponíveis na carteira de fornecedores. Uma carteira menor conforme a sua operação logística vai facilitar a negociação, então uma maior concentração do volume com poucos fornecedores facilitará o processo de negociação, trazendo um impacto positivo para os seus resultados. E o ZoomBI te ajuda a acompanhar todos os detalhes desse processo, número de postos e valores em diferentes localidades.

Manutenção 

A manutenção é um fator que está diretamente ligado à produtividade, já dizia o ditado: “caminhão parado não fatura”. A questão aqui não é a melhor manutenção em si, mas sim o que pode ser feito para evitar problemas e estar em movimento na maior parte do tempo possível. Neste cenário o ZoomBI vai permitir o acompanhamento das ordens de serviço, quais os modelos e placas que ficam parados e também quais as oficinas onde foram realizados os serviços de manutenção.

Outros itens que o ZoomBI te ajuda em sua gestão 

Depois de termos comentado sobre os principais indicadores que demandam um alto controle no processo de gestão da frota, ainda temos outros itens que também necessitam de atenção para que se atinja um resultado verdadeiramente eficiente e satisfatório no final das contas.

Temos a gestão de compras, que inclui toda a parte de solicitação, cotação, pedidos, aprovação e geração de notas. Outro módulo é a gestão de motoristas, função que possibilita uma visão simplificada da tela de controle do motorista, suas ações e desempenho. O ZoomBI também traz controle de horas extras, de ocorrências, de jornada e de multas.

Sendo assim o ZoomBI consegue proporcionar um trabalho de gestão mais simplificada e próxima de todo o processo logístico, sem deixar os detalhes de lado. A ferramenta é um grande potencial na tomada de decisões dos gestores de frota.

E aí, já conhecia esses indicadores e fazia a análise e controle deles? Tem algum outro indicador que você considera importante e que você faz uso em sua frota que não mencionamos aqui?

Conheça o TMS da KMM e tenha todas essas vantagens! Entre em contato conosco e saiba mais.

Leopoldo Suarez

Leopoldo Suarez

Executive Director & Partner | nstech

One Comment

Leave a Reply