Tendências Logísticas para 2023

A logística é uma das principais forças motrizes do nosso mundo, facilitando o comércio e interação entre as pessoas. As empresas de logística são responsáveis por criar estruturas que permitam que os produtos cheguem ao cliente mais rápido e barato possível, a fim de manter o mercado competitivo. Embora estejamos falando do futuro da logística, já podemos ter uma ideia de quais serão as tendências logísticas em 2023!

Quais serão as tendências na Logística em 2023? 

Quem sabe será a próxima área de negócio mais importante? Porque a logística está no centro do mundo comercial e será cada vez mais. Aqui estão algumas tendências que você precisa observar: 

  • Logística como pivô; 
  • Rastreamento e monitoramento em tempo real;
  • Gestão do risco e compliance na frente dos produtos e serviços. 

Aumento na Inovação 

As empresas de logística deveriam estar procurando maneiras de aumentar a inovação em sua cadeia de fornecimento. Elas podem fazer isso através de parcerias com empresas focadas em resolver problemas dentro da logística e integrar essas soluções em suas operações.  

Empresas com acesso à tecnologia podem ajudar a reduzir custos e melhorar a eficiência, de modo que há muitas oportunidades de colaboração entre as duas partes. 

Maior demanda por mais serviços, como embalagem adequada 

Você pode aguardar um aumento na demanda por serviços de embalagem e soluções de cadeia de fornecimento. O uso crescente de produtos frágeis, tais como eletrônicos e eletrodomésticos, exigirá um manuseio mais cuidadoso durante o trânsito.  

Ciclos de compra curtos e alta velocidade de entrega 

Há vários fatores que estão influenciando a redução dos ciclos de compra e o aumento da demanda para uma entrega mais rápida. 

  • O primeiro é a crescente necessidade de métodos mais eficientes de transporte e entrega, na medida que mais empresas se tornam globais, elas exigem que seus fornecedores tenham o mesmo alcance, o que significa que os pedidos precisam ser atendidos rapidamente. Isto requer um sistema de gerenciamento da cadeia de fornecimento sem interrupções que possa acompanhar as rápidas mudanças nas demandas dos consumidores. 
  • Outro fator é a maior precisão necessária na previsão: não é mais suficiente saber quando os produtos serão vendidos; você também tem que saber por que eles se esgotaram tão rapidamente (ou não). Para garantir esse nível de precisão, os fabricantes devem certificar-se de que estão obtendo dados precisos de cada fonte ao longo de sua cadeia de fornecimento para que possam tomar melhores decisões sobre planos de produção e canais de distribuição futuros. 

Sustentabilidade no Transporte  

Nos últimos anos, o movimento em direção a uma cadeia de abastecimento mais sustentável tem se tornado cada vez mais importante. Alcançar a sustentabilidade significa que sua empresa está comprometida em reduzir seu impacto sobre o meio ambiente e criar uma cadeia de abastecimento mais responsável. 

A fim de criar uma cadeia de abastecimento sustentável, é importante considerar o que torna seu sistema atual insustentável. Isto pode ser difícil se você não souber por onde começar, portanto, aqui estão algumas maneiras de identificar onde as melhorias podem ser feitas: 

  • Considere quanto desperdício sua empresa produz e para onde esses materiais vão após terem sido usados na produção. Existe alguma alternativa de uso para esse material descartado? Outros também poderiam se beneficiar destes itens? Se sim, como eles devem ser doados ou vendidos? 
  • Até onde vai cada etapa da produção antes de chegar ao seu destino? Cada etapa da produção requer transporte aéreo ou marítimo? Esta distância é problemática porque torna o transporte de mercadorias de um lugar para outro ineficientemente caro; assim, as mercadorias são mais caras do que deveriam ser de outra forma. 

A partir das tendências logísticas, o setor se comunicará melhor com seus clientes, terá mais funcionalidades tecnológicas e maior velocidade nas entregas

O setor de logística será capaz de se comunicar melhor com seus clientes. Isto lhe permitirá oferecer novos serviços e produtos, o que, por sua vez, levará a uma melhor satisfação do cliente.  

O futuro da logística é promissor, mas também tem um lado negativo. As empresas vão precisar encontrar uma maneira de se adaptar aos novos modelos de negócio, mas, como já vimos acima, há uma grande quantidade de recursos disponíveis para que as companhias possam se manter atualizadas nesses processos.  

Como resultado disso, podemos esperar que os clientes tenham mais informações sobre os produtos e serviços de suas empresas favoritas e essas conseguirão entregar as encomendas mais rápido do que nunca! 

Leopoldo Suarez

Leopoldo Suarez

Executive Director & Partner | nstech

Leave a Reply