E aí, gente!

Muuuuito provavelmente você escutou falar de NFT nos últimos tempos.

Não! Não é uma nova variação de covid!
Mas apesar disso, vem se tornando uma febre mundial (puts, trocadinho péssimo).

Tem uma explicação simples pra você: NFT é um token não fungível. Não ajudou?
Então vou tentar te explicar assim… NFT é algo que gira ali no meio dos temas das criptomoedas, blockchain, criptografia, etc. Ok até aqui?

Uma NFT é algo único, que não pode ser substituído. Uma comparação simples é uma obra de arte: a Monalisa, de Da Vinci, é única. Existem diversas cópias, mas apenas AQUELA é a original. Não pode ser substituída.

NFT é isso, porém, digital.

Ainda tá complicado? Aliás, o que isso tem de relação com nosso dia a dia?
Como ter sua primeira NFT?

Esse é o tema do EntreModais de hoje. Confira em nosso canal do YouTube e também no Spotify.

Uma ótima semana!

Veja às 13:45h AO VIVO no YouTube – https://youtu.be/gjl4MFLiQYU

O quanto você conhece sobre o processo de elaboração e emissão de uma NFT? No EntreModais de hoje trazemos esse tema, revelando os conceitos e manhas por detrás deste tema tão comentado nos últimos tempos.

No campo das notícias ao redor do mundo, temos vários destaques sobre crescimento de expansão. Empresas com a Ypê investem no modal ferroviário enquanto Mercado livre inaugura mais Centros de Distribuição. Já a aposta da Alibaba foi no fretamento de um voo de Hong Kong para São Paula para dinamizar suas entregas.

Destaque também para o PIB nacional referente ao setor de transportes, que mesmo em meio a um ano de pandemia conseguiu crescer um bom tanto. Outro tema envolve o 5G e as perspectivas na prática para o Brasil.

1. Ypê adere ao modal ferroviário e deixa de emitir mais de 4 mil toneladas de Co2 

O balanço de 2021 mostrou que foram deixados de emitir 4.127 toneladas de CO2 na atmosfera. A adoção do modal já se dava desde 2018 e agora passou a ser ampliada, com um propósito de priorizar as ações que reduzam o impacto ambiental, além de servir de exemplo e destacar o quão fundamental é o tema.   

Fonte: Revista Mundo Logística  

2. Economia: PIB do transporte brasileiro teve crescimento de 11,4% em 2021 

Apesar dos desafios, os impactos causados pela pandemia não chegaram a ser tão ruins a ponto de abalar o setor, que no mesmo período em 2020 cresceu apenas 4,6%.  Os dados indicam uma retomada econômica relevante, revelando a importância do setor e o compromisso no desenvolvimento do país. Para 2022, o resultado depende da estabilização do cenário externo.   

Fonte: Revista Mundo Logística 

3. Mercado Livre inaugura 4 CDs e dobra capacidade logística no Brasil 

Agora são no total 12 Centros de Distribuição Full, um no bairro de Perus (grande SP), dois na cidade de Barueri e outro em Araçariguama, também no estado de São Paulo. O CD de Perus é o primeiro Receiving Center da plataforma, o que quer dizer que ele recebe produtos dos vendedores do Mercado Livre e facilita a distribuição para os CDs de Fullfilment. A estrutua logística da empresa ainda conta com 17 Cross Dockings, mais de 100 Services Centers e 3 mil Agências Mercado Livre. Com esses ativos, a infraestrutura logística passa para 1.029 km2 em operações Full. 

Fonte: Mercado e consumo 

4. Como a tecnologia 5G impactará nossa logística nos próximos anos

Sendo o protagonista da tecnologia na América Latina desde os leilões do ano passado, o Brasil possui a perspectiva de massificação das aplicações de IoT (Internet das coisas), com milhares de dispositivos robotizados dispostos a executar tarefas repetitivas e tomar decisões simples durantes atividades de rotina.   

Fonte: Mercado e consumo 

5. Alibaba lança voo entre Hong Kong e São Paulo 

Com uma capacidade de transporte de mais de 100 toneladas, partiu na última segunda (07/03) o primeiro voo fretado pela Alibaba, de Hong Kong para São Paulo, com escala em Doha, no Qatar. Nesta viagem de estreia, foram transportados bens de consumo. O intuito do serviço é garantir que os produtos comprados por brasileiros nas plataformas da Alibaba possem ser entregues em apenas 72 horas.    

Fonte: Transportes e negócios 

Leopoldo Suarez

Leopoldo Suarez

Executive Director & Partner | nstech

Leave a Reply