Logística 4.0: quais os benefícios e como preparar a sua empresa? 

O cenário atual da logística é marcado pela necessidade de reduzir custos, aumentar a eficiência operacional e satisfazer à demanda das empresas. Esses fatores influem diretamente na área de transportes, que é responsável por grande parte das despesas da atividade comercial. Por esse motivo, as transportadoras estão buscando soluções que tornem os processos de distribuição mais ágeis e produtivos. como por exemplo, a logística 4.0!

O que é?

É o nome dado ao conjunto de tecnologias que vão possibilitar transformações nas empresas do setor logístico e na forma como os clientes são atendidos. 

A Logística 4.0 envolve mudanças na infraestrutura dos equipamentos, no sistema de gestão da informação e nos processos internos das organizações (físico, financeiro e contábil). Além disso, o objetivo é tornar mais inteligente e automatizada a gestão da operação logística, além de permitir que os fornecedores e clientes interajam com mais agilidade. 

Já a Logística 3.0, a qual ainda estamos vivendo, às vezes têm elementos similares às inovações da Logística 4.0: alguns produtos são produzidos por demanda (também chamados de customização vertical), outros chegam perfeitamente embalados nas prateleiras dos supermercados e alguns ainda utilizam tecnologia RFID para controlar suprimento em tempo real e automatizar as rotinas internas dos armazéns (retirando as barreiras físicas entre caminhões e funcionários). 

Enfim, essas inovações juntam-se à utilização crescente das redes digitais para integrar toda linha de produção dos fornecedores com os pontos de vendas dos clientes. 

Tecnologias para implementação da Logística 4.0

A Logística 4.0 será mais do que apenas uma nova tecnologia, porque ela estará profundamente enraizada nas mudanças que ocorrem na sociedade e na economia, exigindo que as empresas adotem novos modelos e práticas empresariais baseadas em tecnologias e processos. 

É necessária uma plataforma de cloud computing para gerir todos os dados gerados por sensores e dispositivos ligados à Internet das Coisas (IoT), Big Data Analytics, robótica e impressão 3D que fazem parte da Logística 4.0. A solução deve também incluir controles de segurança, backup, recuperação de desastres, bem como o cumprimento de normas da indústria, tais como: ISO 27001/27002/27005/28028; PCI DSS; HIPAA; SOX. 

Quais são os benefícios da Logística 4.0? 

  • Redução de custos: com a implementação da Logística 4.0, as empresas passam a ter uma redução no número de pessoas envolvidas nas etapas do processo logístico e nos custos;
  • Melhoria da qualidade dos serviços oferecidos: o uso de tecnologias como a big data e a internet das coisas (IOT) permite que as empresas entreguem mais rápido e com segurança os produtos oferecidos;
  • Melhorias na segurança e no gerenciamento de risco: além do controle total sobre sua cadeia logística, as companhias podem igualmente realizar análises para detectar pontualmente possíveis problemas que possam surgir durante um determinado momento da operação corporativa; assim, seus consumidores serão atendidos sempre com qualidade e segurança total em relação às informações disponibilizadas por esses meios digitais acima citados (computadores, tablets etc.).

Se a sua empresa segue os passos do mercado e deseja ganhar competitividade, então a Logística 4.0 é uma ótima opção para você. Em resumo, ao adotar essas inovações e investir em tecnologia de ponta, você pode conquistar novos clientes e manter o que já tem hoje em mãos. Afinal de contas, ninguém quer perder oportunidades por falta de visão! 

Leopoldo Suarez

Leopoldo Suarez

Executive Director & Partner | nstech

Leave a Reply