1. Quantas vezes você já escutou sua mãe, esposa ou amigos falando que anualmente precisamos fazer um checkup completo da nossa saúde? Meio direto né? E você já parou para pensar o por que precisamos disso? A resposta é óbvia: Precisamos verificar se nossa saúde está em dia, caso seja diagnosticado algum problema, precisamos iniciar tratamentos e ações para resgatar nosso bem-estar.

Semelhante ao corpo humano, você já pensou que nosso negócio também precisa de um checkup para rever como está a saúde das operações e processos? Uma boa notícia é: nós mesmo podemos ser os médicos. Top né? Desde o dono do negócio até alguém tem que tenha a visão do “TODO” pode se enquadrar no responsável pelo diagnóstico, aqui se destaca quem toma a iniciativa.

É importante entender o que geraremos como resultado em um diagnóstico do nosso negócio, bora? Na execução do processo, ainda no paralelo ao nosso checkup, o resultado será gerar dois grandes objetos de análise, primeiramente o próprio diagnóstico (Cenário Atual) e o prognóstico (Plano de ação). É importante definir para o que serve cada objeto de análise:

  • Diagnóstico – cenário atual: A execução da análise de como sua operação está funcionando hoje, também serve para você aproveitar e relembrar, rever e já conseguir imaginar oportunidades no cenário atual. É importante entender como está sendo feito para que depois seja possível entender os possíveis ganhos e também saber por onde será necessário começar o processo de transformação.
  • Prognóstico: Com as “dores” levantadas e identificadas, é possível levantar o prognóstico para o tratamento. As ações precisam ser atingíveis/possíveis de serem executadas, com isso gerará um sentimento de atendimento.

Após levantado o diagnóstico e o prognóstico, será possível analisar a priorização dos itens, ou seja, não dá para fazer tudo de uma vez, precisamos organizar a execução pensando na geração de valor x esforço aplicado, por exemplo, a ação com maior valor para o negócio e o menor esforço deve ser a primeira a ser executada e assim consecutivamente.

Reveja seu negócio, sempre mantenha atualizado os processos e as pessoas engajadas na geração de valor de cada etapa, isso irá fortalecer seus resultados como um todo. Isso te motiva? Espero que sim, caso tenha alguma dúvida de como executar, quando executar, ou até mesmo quais mais valores gerará na execução, não deixe de comentar e me procurar.

Grande abraço.

Leopoldo Suarez

Leopoldo Suarez

CEO da KMM | Partner nstech

Leave a Reply