Manter fila de caminhões parados por dias em pátios, esperando para carregar ou descarregar geram enormes insatisfações para gestores, clientes e motoristas. Além disso, a demora ainda pode significar multas para as empresas, trazendo ainda mais prejuízos.
A gestão de pátios pode evitar esta grande dor de cabeça para gestores. Criar processos e utilizar ferramentas que permitam controlar e monitorar o fluxo de veículos, isso não apenas agiliza o processo, como também reduz os custos para a empresa.
O pátio é um dos espaços mais importantes de uma operação logística. Afinal, é a porta de entrada e saída das cargas. Garantir a agilidade e organização deste setor é a chave para a eficiência de todos os processos subsequentes.
O segredo para esta agilidade e para evitar fila é manter a cadência de veículos de acordo com a capacidade operacional da empresa, evitando os picos de concentração de caminhões em um único horário.
Claro que esta não é uma tarefa simples. Porém, com a utilização de tecnologia é possível ter uma previsibilidade operacional e realizar o agendamento das atividades que precisarão ser realizadas ao longo do dia. Isso dá maior controle operacional, permitindo restringir a quantidade de veículos em determinada área, de acordo com a capacidade de processamento da operação. Com isso, é possível evitar filas e, consequentemente, a insatisfação generalizada.
O YMS (Yard Management System) é um software que organiza este fluxo de entrada, espera e saída do pátio. O sistema permite realizar o agendamento, controle de portaria e de vagas, gestão de filas com chamada automatizada e o checklist operacional.
Assim, é possível distribuir os agendamentos e programar a operação de maneira uniforme ao longo do dia, além de controlar a capacidade do pátio, evitando lotação e filas na área externa da empresa.
Um sistema de gestão de pátio reduz os custos, eliminando a capacidade ociosa. Empresas que possuem maior previsibilidade da operação podem organizar melhor turnos de trabalho de funcionários e agendar manutenções preventivas de equipamentos, evitando paradas não programadas. Além disso, otimizar o fluxo de veículos aumenta a capacidade de caminhões atendidos por dia, reduzindo o custo operacional e aumentando o volume de carga movimentado.
Evitar ao máximo as filas de veículos parados é benéfico para toda a cadeia logística e melhora o fluxo de trabalho da empresa, garantindo a segurança e agilidade. Com o YMS da KMM é possível realizar a gestão e o monitoramento de pátios e automatizar os controles, gerando maior eficiência na operação.