A humanidade ainda precisa descobrir a verdade sobre vários mistérios. Quem construiu Stonehenge? O que está escondido na área 51? Entre o ovo e a galinha, quem veio primeiro? Mas, talvez um dos mistérios que mais assombra muitas pessoas é: trabalhar com caminhões dá ou não dá dinheiro?
Brincadeiras à parte, quem trabalha com logística sabe que o modal rodoviário pode proporcionar lucro. Porém, para isso é preciso que o caminhão esteja rodando. E para que o veículo esteja trabalhando no máximo de sua capacidade, é necessária muita gestão.
O cálculo é muito simples: o caminhão precisa gerar mais receitas do que custos.
A operacionalização deste cálculo, porém, é complexa. Entender quais dos caminhões geram lucro ou prejuízo ao longo do tempo pode ser inviável, principalmente em frotas maiores.
Afinal, o gestor precisa controlar e manter o histórico, para cada veículo, de diversos custos como manutenção, combustível, arla, pneus, adiantamentos de viagens, pedágios, FINAMES, vale do motorista entre outros. Sem falar na divisão de receitas de cada caminhão da frota.
Imagine quantas planilhas de Excel seriam necessárias para realizar o levantamento dos custos e receitas de cada caminhão da sua frota.
Apesar das dificuldades na gestão destes dados, possuir este tipo de informação pode ser de extrema importância para a sua operação. Identificar quais os veículos que trazem mais retorno podem auxiliar no desenvolvimento de novas estratégias para o negócio.
Ao mesmo tempo, saber quais veículos operam no prejuízo agiliza o tempo de resposta para resolução do problema, seja manutenção, seja a troca do caminhão por um novo.
Como vimos, este tipo de informação é estratégico para o controle da operação. Ele é a ferramenta necessária para desmistificar, de uma vez por todas, se caminhão dá dinheiro.
É por isso que a KMM está lançando uma nova funcionalidade. A Conta Corrente de Veículo. Com ela, é possível consultar, via sistema, o resultado por placa da frota, o extrato financeiro das operações do veículo e automatizar os lançamentos na conta de cada caminhão.
A Conta Corrente de veículo permite:
- O lançamento automático de receitas e despesas na placa do cavalo;
- MDA de receitas e despesas;
- Visualização Sintética e Analítica da performance financeira do veículo;
- Possibilidade de realizar lançamentos manuais para exceções não mapeadas;
- Importação de lançamentos em massa através de arquivo Excel.
E aí? Tem interesse em entender se os seus caminhões dão dinheiro ou não? Então entre em contato com nossa equipe comercial e garanta já a nova funcionalidade da KMM com um preço promocional de lançamento.
Saiba mais sobre a Conta Corrente de Veículo aqui.
Executive Director & Partner | nstech