Olá, gente!

No podcast de hoje demos destaque para o DT-e. Esse assunto vem passeando pelas nossas conversas desde meados do ano passado e suspeito que boa parte dos players do nosso mercado ainda não sacaram “qualé” desse documento. 

Alguns pensam que vem pra substituir o CT-e, outros pensam que na verdade vai substituir o MDF-e. Na verdade (pelo menos no curto prazo), nenhum desses aí vai sumir, mas as mudanças que são promovidas pelo DT-e são bastante relevantes e tem potencial para dar uma sacudida no nosso dia a dia. 

A ideia que temos é em uma série de 3 podcasts explorar com maior profundidade esse tema. Não faremos sequenciais, pois iremos aproveitar o passar do tempo para mantê-los atualizados.  

Então, aproveite, pois, falamos de forma bastante prática e direta. Envie pra seus companheiros e para pessoas que você sabe que de alguma forma serão impactados. 

Dica: pra começar, a galera completa do transporte rodoviário precisa estar alinhada. Compartilha aí. 😊 

Uma ótima semana!

Veja às 13:45h AO VIVO no YouTube – https://youtu.be/pUZHzEivJ_E

Nesta semana, também, vieram boas notícias para a economia, em especial relacionadas ao setor portuário privado, que registrou crescimento graças ao montante de investimentos que tem recebido. A economia global também segue em um caminho otimista, mesmo em meio à turbulência do cenário de cadeia de suprimentos.

Na área da tecnologia temos uma empresa mexicana que ganhou destaque ao investir no metaverso para criar uma plataforma de inclusão de seus colaboradores. A Volvo se espelha na Tesla e vai desenvolver carros elétricos mirando mais eficiência e baixo custo.

Temos também uma grande movimentação do mundo da telefonia, que foi a venda da Oi para o grupo composto por Tim, Claro e Vivo.

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL E FIQUE SEMPRE CARREGADO DE INFORMAÇÃO:
https://materiais.kmm.com.br/l1-entre-modais

Confira agora as principais notícias dessa semana no mundo da logística e tecnologia:

1. Setor portuário privado fecha 2021 com investimentos de mais de R$ 1,6 bi

Ao total foram 14 novos contratos de adesão de novos terminais privados publicados no Diário Oficial da União, e a expectativa é que mais dois terminais, cujo processo é relativo à 2021, terão seus contratos publicados ainda em janeiro, totalizando 16 autorizações. A perspectiva para este ano é de aumento ainda mais significativo nos investimentos. 

Fonte: Porto Gente 

2. Economia global será impulsionada em meio à turbulência da cadeia de suprimentos

Há um otimismo vindo do fato de as economias emergentes estarem ficando mais resilientes e descobrindo maneiras de contornar as adversidades da cadeia de suprimentos. As perspectivas para 2022 são de um crescimento econômico de moderado a acentuado, com pouca ou nenhuma chance de recessão. 

Fonte: Revista Mundo Logística

3. Multinacional mexicana de TI adota metaverso para comunicação interna 

É praticamente um jogo de videogame desenvolvido com o objetivo de prover um ambiente de integração entre os colaboradores, de diversas localidades. A plataforma conta com um cenário composto por escritórios, auditórios e espaços de lazer e tem atualmente 6 mil usuários. O executivo da Softtek destaca que a tecnologia aproximou muito os seus colaboradores. 

Fonte: Mercado e Consumo

4. Cade aprova venda da Oi para a Vivo, Tim e Claro com restrições 

Apesar de divergências ocorridas durante a sessão de julgamento e um empate técnico com voto de minerva, a votação acabou concedendo às operadoras Vivo, Tim e Claro a aquisição da Oi. A Tim ficará responsável por oferecer a operação para 14,5 milhões de linhas que eram da Oi, enquanto a Vivo passa a cuidar de 10,5 milhões e a Claro de11,5 milhões. 

Fonte: TecMundo 

5. Volvo vai “copiar” Tesla na fabricação de novos carros elétricos; entenda 

O investimento bilionário servirá para aperfeiçoar a planta do veículo e proporcionar o desenvolvimento das carrocerias dos seus futuros carros elétricos, que devem passar a ter chassis inteiriços, ou seja, um bloco único de alumínio para abrigar os automóveis. A ideia é proporcionar mais eficiência e custos menores para a montadora. 

Fonte: Canal Tech 

Leopoldo Suarez

Leopoldo Suarez

CEO da KMM | Partner nstech

Leave a Reply