O M&A, sigla para Mergers and Aquisitions, como estratégia de crescimento vêm ganhando força ao longo dos anos. Um levantamento realizado pelo site Fusões e Aquisições, aponta que, somente no ano passado, o Brasil registrou aumento de 63% no volume deste tipo de operação.

Não faltam motivos para empresas optarem por um crescimento inorgânico. Um M&A bem feito pode fortalecer o negócio e trazer novas oportunidades, ampliar o marketshare, reduzir a curva de aprendizado sobre determinado produto ou serviço, ampliar a carteira de clientes de forma praticamente instantânea, ou ainda eliminar a concorrência, tirando-a do mercado.

No ano passado, nós da KMM participamos de dois processos de M&A, com a Otimizy, da serra gaúcha e com a mineira Gridnet. Identificamos nestas empresas perfis de gestão parecidos com o nosso e líderes engajados e com muita sede de crescimento. Isso gerou oportunidades a todos envolvidos.

Como resultado, ampliamos nossa carteira de clientes, fortalecemos nosso mercado de PME para transportadores e complementamos algumas soluções logísticas de armazenagem e gestão de terminais.

Claro que o processo de M&A é complexo e cheio de armadilhas. Existem nuances distintas, dependendo do lado do balcão em que a empresa está participando e das motivações em realizar o deal. De forma geral, o mais importante é que os dois lados estejam alinhados de maneira estratégica e cultural.

Passar por este processo exige maturidade. O ponto nevrálgico é saber se os atuais proprietários estão preparados para novos sócios. Além disso, preparar a empresa para um M&A necessita um esforço extra em gestão, já que transparência nos processos administrativos impacta diretamente no resultado final. Por fim, uma boa assessoria jurídica é essencial para acertar os termos e dar tranquilidade para ambos os lados.

O ponto principal para um M&A de sucesso é a transparência e o diálogo, buscando objetividade, honestidade e clareza para melhorar a operação. Ou seja, nada de varrer a sujeira pra debaixo do tapete.

Leopoldo Suarez

Leopoldo Suarez

Executive Director & Partner | nstech

Leave a Reply