Olá, gente!

No podcast de hoje demos destaque para o DT-e. Esse assunto vem passeando pelas nossas conversas desde meados do ano passado e suspeito que boa parte dos players do nosso mercado ainda não sacaram “qualé” desse documento. 

Alguns pensam que vem pra substituir o CT-e, outros pensam que na verdade vai substituir o MDF-e. Na verdade (pelo menos no curto prazo), nenhum desses aí vai sumir, mas as mudanças que são promovidas pelo DT-e são bastante relevantes e tem potencial para dar uma sacudida no nosso dia a dia. 

A ideia que temos é em uma série de 3 podcasts explorar com maior profundidade esse tema. Não faremos sequenciais, pois iremos aproveitar o passar do tempo para mantê-los atualizados.  

Então, aproveite, pois, falamos de forma bastante prática e direta. Envie pra seus companheiros e para pessoas que você sabe que de alguma forma serão impactados. 

Dica: pra começar, a galera completa do transporte rodoviário precisa estar alinhada. Compartilha aí. 😊 

Uma ótima semana!

Veja às 13:45h AO VIVO no YouTube – https://youtu.be/pysAv3UZ_GY

O ano vai acontecendo e para esta edição trazemos como destaque um guia com as principais feiras sobre logística que estão programadas para acontecerem ao longo de 2022.

Seguido disso, temos notícias que envolvem tecnologia e logística, como a ponte aérea RJ-SP que será a primeira a operar com um sistema de embarque 100% digital e a crescente adoção de veículos elétricos na frota de grandes empresas, que dessa vez foi a Danone que abraçou a iniciativa.

No mundo dos negócios temos a aquisição da startup Equilibrium por parte do Grupo Boticário e a disponibilização da plataforma Exporta Fácil + dos Correios para empresas interessadas em operá-la.

Fechando o rol de notícias principais, levantamos a discussão acerca da influência do clima e da logística no ritmo das safras e a urgência do Brasil em se investir e aprimorar sua infraestrutura logística no sentido de integrar os modais.

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL E FIQUE SEMPRE CARREGADO DE INFORMAÇÃO:
https://materiais.kmm.com.br/l1-entre-modais

Confira agora as principais notícias dessa semana no mundo da logística e tecnologia:

1. Ponte aérea entre Rio e São Paulo terá o primeiro embarque 100% digital no País 

Será o primeiro trecho a implantar definitivamente o embarque biométrico 100% digital para passageiros e tripulantes. O principal intuito da iniciativa é dispensar a apresentação de documentos de identificação para o acesso a salas de embarque e aeronaves, tornando o processo mais eficiente, ágil e seguro. 

Fonte: Jornal do comércio 

2. Correios abrem credenciamento para empresas participarem do Exporta Fácil+ 

Com previsão de ficar disponível a partir deste segundo semestre, a plataforma online para cotação pelos exportadores dos Correios se encontra à disposição de empresas que tenham interesse em operacionalizá-la. O Export Fácil + tem a função de permitir ao exportador brasileiro acessar qual a melhor proposta que atende às suas demandas, tudo isso em apenas um local. 

Fonte: Ecommerce Brasil 

3. Grupo Boticário compra logtech Equilibrium 

Num movimento que visa aprimorar a sua operação de e-commerce, o grupo Boticário investiu na startup catarinense focada na orquestração e inteligência logística digital. A intenção é se tornar a empresa com a melhor experiência de beleza para o consumidor, através de uma plataforma integrada para a gestão logística das entregas em todos os seus canais de venda. 

Fonte: Startups 

4. Brasil pode parar se não integrar portos, ferrovias e rodovias, afirma especialista

Segundo Paulo César Alves Rocha, especialista em infraestrutura, o Brasil precisa urgentemente de um plano de investimento para o setor de logística. Uma projeção do Plano Nacional de Logística e Transporte aponta que, até o ano de 2042 a demanda para os portos nacionais terá um crescimento de 92%, e para que essa evolução ocorra de maneira ordenada, se faz fundamental uma administração portuária mais aprimorada no país. 

Fonte: Brazilian Times 

5. Danone anuncia adoção de caminhões elétricos na frota logística 

O objetivo por trás da iniciativa busca a neutralização das emissões de carbono e o combate das mudanças climáticas. A nova frota irá atender os centros de distribuição de Guarulhos e Jundiaí, que por sua vez atendem toda a região da capital paulista. Outro benefício deste tipo de veículo está relacionado à economia por quilômetro rodado, que será três vezes menor em comparação a um caminhão que utiliza combustível. 

Fonte: Revista Mundo Logística 

6. Clima e logística ditam ritmo da safra 

A safra de 2021/22 tinha uma grande expectativa de ser considerada uma supersafra, mas o período começou sob temperaturas altas e secas mais intensas, bem como geadas durante o inverno passado, o que certamente irá comprometer o seu desempenho. A estimativa é de que haja uma redução de 22,2% em relação à safra passada. Algumas limitações logísticas também são uma grande variável que influencia no ritmo da produção de grãos no país. 

Fonte: Dinheiro Rural 

Leopoldo Suarez

Leopoldo Suarez

Executive Director & Partner | nstech

Leave a Reply