Semana com destaque para a expansão do 5G pelas capitais do Brasil – quais são os desafios trazidos por essa tecnologia? De outro lado temos a questão do diesel S10 que está caminhando para se tornar obrigatório em nosso país.

Um setor que tem chamado a atenção pelo seu crescimento é o portuário, com várias notícias esta semana, uma delas é que o setor movimentou 1,2 bilhões de toneladas de cargas em 2021. A Asia shipping também tem mostrado sua relevância e revela a tendência da carga fracionada na importação, a Maersk vem direcionando suas atividades na logística de alimentos e a CMPC e Neltume Ports acordam parceria para operar terminal no Rio Grande do Sul.

Na área da tecnologia, tivemos a inauguração do museu NFTs nos EUA, com o objetivo de mostrar os chamados “tokens não-fugíveis”. Vem com a gente que explicamos todos os detalhes!

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER SEMANAL E FIQUE SEMPRE CARREGADO DE INFORMAÇÃO:
https://materiais.kmm.com.br/l1-entre-modais

Confira agora as principais notícias dessa semana no mundo da logística e tecnologia:

1. Setor portuário movimentou 1,2 bi toneladas em 2021 e cresceu 4,8%

Segundo nota publicada pelo Ministério da Infraestrutura, a previsão é de que o crescimento continue em 2022. Os números publicados pela pasta mostram que a expectativa é de 2,4% a mais do que o resultado registrado para 2021. O setor portuário deixou de ser um gargalo e vem respondendo às demandas do setor produtivo brasileiro e alcançando resultados cada vez mais expressivos. 

 Fonte: Canal Rural

2.  Diesel S10 pode se tornar obrigatório no Brasil; PL tramita no Senado

Limitado a 10 mg/kg, o teor de enxofre no óleo diesel de uso rodoviário está em análise no Senado. A PL limita também o teor de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA) no combustível a no máximo 8% em massa. Ou seja, se a proposta virar lei, os postos só poderão vender o diesel S10 no País, sendo assim o fim do diesel S500. 

 Fonte: Estradão

3. Maersk afirma estar preparada para a expansão logística de alimentos no Brasil

Segundo relatório da FAO e OCDE, a agricultura mundial vai precisar ampliar em 70% a produção de alimentos nos próximos 30 anos para uma população de quase 10 bilhões de pessoas e o Brasil é uma peça fundamental neste jogo. Para o diretor da Maersk no Brasil, a empresa se adaptou para encontrar a solução de transporte mais adequada para o seu negócio, seja por mar, rios, terra ou trilhos. 

   Fonte: Jornal Dia a Dia

4. Asia shipping tem alta de 30% no serviço de carga fracionada na importação

A Falta de insumos em conjunto com o aumento dos preços dos fretes e das mercadorias tem feito com que várias empresas passassem a utilizar o LCL (Less Container Load, em português: Menos carga por contêiner) como forma de se manterem competitivas. O principal diferencial é trabalhar diretamente com o cliente final, o que permite oferecer um serviço personalizado e de maior qualidade, relata o diretor comercial da Asia Shipping. 

 Fonte: Revista Mundo Logística

5. CMPC e Neltume Ports firmam acordo para operar terminal portuário no Brasil

Voltada para a fabricação de celulose, a CMPC firmou um acordo com o agente de negócios portuários Neltume Ports para operar um terminal no Brasil. As duas empresas são do Chile e constituíram uma nova sociedade para ser responsável pelo desenvolvimento do porto no Rio Grande do Sul. 

Fonte: Portos e Navios

6. Museu de NFTs é inaugurado nos Estados Unidos

NFTs nada mais são do que “tokens não-fugíveis”, que por sua vez são peças digitais que estão chamando atenção no mercado da arte. Em Seattle, EUA, abriram um museu apenas para mostrar ao público peças virtuais únicas, cujo proprietário obtém a titularidade da obra, apesar de não ser algo tangível.

Fonte:  G1

Gostou do conteúdo? Semana que vem tem mais! 🙂

Leopoldo Suarez

Leopoldo Suarez

Executive Director & Partner | nstech

Leave a Reply