Histórias de Sucesso - Rumo
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A Rumo TRO é o maior terminal rodoviário da América Latina, responsável por escoar quase 10% da produção de grãos nacional e o início do principal corredor de exportação de grãos que finaliza no porto de Santos.
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Maior Terminal Rodoviário da América Latina
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Atende mais de 2 mil veículos/dia durante a safra
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15 pontos de descarregamento rodoviário
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Capacidade de armazenagem estática de 150 mil toneladas
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3 Linhas de carregamento ferroviário
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Carrega, em média, 500 vagões por dia
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Responsável pelo escoamento de quase 10% da produção de grãos nacional
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Início do principal corredor de exportação de grãos, que finaliza no porto de Santos
DESAFIOS
Com capacidade de armazenagem estática de 150 mil toneladas e atendendo cerca de 2.000 veículos por dia em período de safra, a operação da Rumo TRO apresentava desafios em relação à confiabilidade dos processos de identificação de veículos, marcação de filas e controle de pesagem, que eram realizados de forma manual e propensos a falhas.
DESAFIO
- Processo de identificação do veículo nos pontos de operação não era confiável e era passível de fraude;
- Processo de marcação da fila do motorista manual, gerando filas e elevado tempo de espera;
- Controle de veículos por balança e moega 100% manual, gerando espaço para falhas e mistura de produto;
- Operação de pesagem totalmente dependente de operação, gerando elevado Head Count;
- Motorista era obrigado a carregar toda a documentação durante a operação.
SOLUÇÃO
Para solucionar esses desafios, a KMM implantou a identificação de veículos por OCR, instalou totens de autoatendimento para marcação da fila do motorista com biometria facial, e desenvolveu uma feature de validação do produto nos pontos de pesagem, permitindo que o veículo não entre no corredor de descarga se o produto da NFe não estiver de acordo com o que foi parametrizado. Além disso, foi realizada a integração do estoque do terminal com a plataforma de Saldo Unificado desenvolvida pela KMM, utilizando arquitetura P2P que permite operação em contingência mesmo sem rede local.
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Implantação da identificação de veículos por OCR (Optical Characters Recognition)
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Instalação de totens de autoatendimento para marcação da fila do motorista com biometria facial
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Validação nos pontos de pesagem, verificando se o produto da NF-e está de acordo com o parametrizado
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Integração do estoque do terminal com plataforma de Saldo Unificado desenvolvida pela KMM
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Arquitetura P2P que permite operação em contingência mesmo sem rede local
IMPACTO
A implementação das soluções da KMM trouxe redução no tempo de identificação dos veículos na entrada do pátio de triagem de 1 minuto para 20 segundos, redução do tempo de fila de marcação de 40 para 5 minutos, e redução de head count em pelo menos 6 pessoas por turno.
Além do impacto quantitativo, a Rumo TRO teve maior segurança operacional com redução do risco de fraudes e desvio, melhora na percepção do motorista, pela redução do tempo de fila e por necessitar menos interação com operação, confiabilidade operacional com um monitoramento mais adequado de hardware e uma arquitetura que permite operações em alto nível de contingência, e maior controle de estoque com a integração do terminal a plataforma de estoque unificado.
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IDENTIFICAÇÃO DE VEÍCULOS
Redução no tempo de identificação de veículos na entrada do pátio de triagem de 1 minuto para 20 segundos.
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REDUÇÃO DE FILA DE MARCAÇÃO
Redução do tempo de fila de marcação de 40 minutos para 5 minutos
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DIMINUIÇÃO DE HEAD COUNT
Redução de head count em pelo menos 6 pessoas por turno
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AUMENTO NA SEGURANÇA
Maior segurança operacional com redução do risco de fraudes e desvio
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PERCEPÇÃO DO MOTORISTA
Melhora na percepção do motorista, pela redução do tempo de fila e necessitar menos interação com a operação
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CONFIABILIDADE OPERACIONAL
Aumento na confiabilidade com um monitoramento mais adequado de hardware e uma arquitetura que permite operações em alto nível de contingência
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CONTROLE DE ESTOQUE
Aumento no controle de estoque com a integração do terminal à plataforma de estoque unificado
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