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04/02/2017

Pesquisa de Clima Organizacional

Já faz um tempinho que rodamos nossa última pesquisa de clima organizacional e agora teremos um novo momento para avaliarmos e classificarmos suas percepções em relação ao nosso ambiente de trabalho.
 

Essa pesquisa dá subsídio para identificar a qualidade de nossa ambiente de trabalho e de nossa cultura organizacional, que se manifestam em três principais questionamentos que todos já devem ter feito ao avaliarem se estão felizes em seu trabalho atual: 

 

gotw

 

questionário da pesquisa é baseado no Great Place do Work (GPTW), o ranking das Melhores Empresas para se Trabalhar, a qual incentiva às empresas a identificar, criar e manter excelentes ambientes de trabalho por meio do desenvolvimento de uma cultura baseada em CONFIANÇA.

 

O GPTW trabalha nas perspectivas EMPRESA e EQUIPE, nas quais a CONFIANÇA é o fator comum e mais importante para criar um excelente ambiente de trabalho, afirmando que um ótimo ambiente de trabalho é aquele em que o colaborador: 

  • Tem CONFIANÇA e gosta das pessoas com as quais trabalha, e;
  • Tem ORGULHO do que faz;
A perspectiva empresa do modelo GPTW trata da análise de 9 práticas culturais de gestão da empresa, sendo elas:
 
A empresa atinge os objetivos
  • Inspirando seus colaboradores
  • Falando a verdade com todos
  • Escutando com sinceridade
Com pessoas que dão o melhor de si
  • Agradecendo o bom trabalho
  • Desenvolvendo pessoas e profissionais
  • Cuidando dos indivíduos
E que trabalham pela equipe
  • Contratando e integrando com foco na cultura
  • Celebrando as conquistas
  • Compartilhando os resultados
A perspectiva equipe, é trabalhada a partir da realização de pesquisa com os colaboradores (a presente pesquisa), tendo como base as cinco DIMENSÕES:
  • Credibilidade, preza por:
    • Comunicação informativa e acessível;
    • Competência na condução de pessoas e do negócio;
    • Integridade e consistência na condução da visão;
  • Respeito, preza por:
    • Apoio para desenvolvimento profissional;
    • Reconhecimento;
    • Envolvimento em decisões relevantes;
  • Imparcialidade, preza por:
    • Equidade e equilíbrio no reconhecimento;
    • Ausência de favoritismo;
    • Justiça no tratamento;
  • Orgulho, preza por:
    • Orgulho do trabalho realizado individualmente;
    • Orgulho do trabalho realizado coletivamente;
    • Orgulho da imagem e atuação da empresa na comunidade e mercado;
  • Camaradagem, preza por:
    • Espaço para ser espontâneo;
    • Ambiente amigável e hospitaleiro;
    • Sentimento de “família” ou “equipe”;

 

A pesquisa é composta por 66 questões (64 objetivas e 2 descritivas) que demoram cerca de 20 minutos para serem respondidas. Ao respondê-las pensem tanto na área em que atuam como na KMM como um todo.

 

O relatório da pesquisa, em comparação a última pesquisa será divulgada em 01/03/2017 , sendo um processo contínuo de levantamento das informações, melhorias e avaliação das ações implantadas.

 

O link para responder à pesquisa será disponibilizado no período de 13/02 às 8h30 a 17/02 às 18h aqui na Intranet.

 

Quaisquer dúvidas me procurem por gentileza..

 


Postado por Maria Alice Jovinski


23/12/2016

10 princípios da Qualidade Total

1. TOTAL SATISFAÇÃO DOS CLIENTES

A empresa precisa prever as necessidades e superar expectativas do cliente. A gestão pela qualidade assegura a satisfação de todos os que fazem parte dos diversos processos da empresa: clientes externos e internos, diretos e indiretos, parceiros e empregados.


2. GERÊNCIA PARTICIPATIVA

É preciso criar a cultura da participação e passar as informações necessárias aos empregados. A participação fortalece decisões, mobiliza forças e gera o compromisso de todos com os resultados. Ou seja: responsabilidade. O principal objetivo é conseguir o "efeito sinergia", onde o todo é maior que a soma das partes.


3. CONSTÂNCIA DE PROPÓSITOS

A adoção de novos valores é um processo lento e gradual que deve levar em conta a cultura existente na organização. Os novos princípios devem ser repetidos e reforçados, estimulados em sua prática, até que a mudança desejada se torne irreversível. É preciso persistência e continuidade.


4. APERFEIÇOAMENTO CONTÍNUO

O avanço tecnológico, a renovação dos costumes e do comportamento levam a mudanças rápidas nas reais necessidades dos clientes. Acompanhar e até mesmo antecipar as mudanças que ocorrem na sociedade [com o contínuo aperfeiçoamento] é uma forma de garantir mercado e descobrir novas oportunidades de negócios. Além disso, não se pode ignorar a crescente organização da sociedade civil, que vem conquistando novas leis e regulamentos para a garantia dos produtos e serviços.


5. DESENVOLVIMENTO DE RH

É possível ter o máximo controle sobre os empregados, determinar normas rígidas, supervisionar, fiscalizar. Mas nada será tão eficaz quanto o espírito de colaboração e a iniciativa daqueles que acreditam no trabalho.


6. DELEGAÇÃO

O melhor controle é aquele que resulta da responsabilidade atribuída a cada um. Só com os três atributos divinos - onipresença, onisciência e onipotência - seria fácil ao empresário desempenhar a mais importante missão dentro da organização: relacionar-se diretamente com todos os clientes, em todas as situações. A saída é delegar competência.


7. GARANTIA DA QUALIDADE

A base da garantia da qualidade está no planejamento e na sistematização [formalização] de processos. Esta formalização estrutura-se na documentação escrita, que deve ser de fácil acesso, permitindo identificar o caminho percorrido.


8. NÃO-ACEITAÇÃO DE ERROS

O padrão de desempenho desejável na empresa deve ser o de "Zero Defeito". Este princípio deve ser incorporado à maneira de pensar de empregados e dirigentes, na busca da perfeição em suas atividades.


9. GERÊNCIA DE PROCESSOS

A gerência de processos, aliada ao conceito de cadeia cliente-fornecedor, faz cair as barreiras entre as áreas da empresa, elimina feudos e promove integração. A partir do cliente externo, os processos se comunicam: o anterior é o fornecedor, o seguinte, cliente.


10. DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÕES

A implantação da Qualidade Total tem como pré-requisito transparência no fluxo de informações dentro da empresa. Todos devem entender qual é o negócio, a missão, os grandes propósitos e os planos empresariais.

 


Postado por Maria Alice Jovinski


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