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28/12/2012

5S

O que são os 5S?

Os 5S são conceitos derivados de cinco palavras japonesas. Apesar da aparente simplicidade este programa é capaz de fazer verdadeiras revoluções no ambiente de trabalho. Trata-se de “Cuidar da casa”. Quando se fala em cuidar da casa, podemos pensar tanto no nosso lar, quanto em nossa empresa.

O que você ganha com os 5S?

• Bem-estar do ser humano;
• Ambiente da qualidade (satisfação);
• Melhoria das habilidades pessoais;
• Promoção do trabalho em equipe;
• Melhoria de relacionamento dos funcionários;
• Higienização física e mental do local de aplicação do local de aplicação do programa, tornando-o um lugar melhor (ambiente mais agradável e sadio);
• Liberação de espaço para diversos fins;
• Reciclagem de recursos escassos;
• Eliminação de excessos e desperdícios;
• Acompanhamento do tempo de validade do material guardado (documentos, alimentos remédios, etc.);
• Melhoria da administração do tempo;
• Diminuição do cansaço físico e mental causado pela procura de objetos e informações;
• Aumento da produtividade e satisfação pessoal e da equipe;
• Melhoria do visual;
• Maior qualidade em produtos e serviços;
• Prevenção contra o estrese.


1 S – Senso de Utilização (Seiri)

Conceito chave

Eliminar tudo o que for desnecessário.

O que não pode?

• Acumular papéis em cima de sua mesa;
• Acumular canetas e/ou lápis em sua mesa, tenha apenas um;
• Copos descartáveis depois do uso devem ser jogados no lixo;
• Canecas devem ter apenas uma, a que você utiliza;
• Em relação a fones de ouvido, depois do uso, enrole e guarde de forma organizada em cima da sua mesa, ou então leve para sua casa;
• Fios e cabos devem ser amenizados, para não ficar bagunça em excesso em sua mesa.

Dica: Para evitar o excesso de papéis/documentos em cima da sua mesa, guarde-os em uma pasta ou arquivo.

O que fazer?

• Você pode começar observando que ao invés de você ficar com 10 folhas em cima da sua mesa você pode ler os documentos, e ver o que você realmente precisa;
• Você pode ver se alguém está precisando de algum documento, de uma caneta/lápis, fone e até canecas (caso você tenha mais de uma).

Obs.: Se caso você tenha uma caneca, se possível não utiliza os copos descartáveis.


2 S – Senso de Organização (Seiton) 

Conceito chave

Agora aonde guardamos o que realmente utilizamos?

O que pode?

• Organize através de uma etiqueta os nomes de cada documento, como deve ser feita ou até por cor, pastas e arquivos ajudam na organização.

Exemplo de separação por cores:

As etiquetas da cor vermelha são da empresa A.
As etiquetas da cor azul são da empresa B.
As etiquetas da cor verde são da empresa C.
Os três são localizados em Ponta Grossa.
Agora é só você se organizar com seus documentos.

No computador também, para fácil localização os documentos devem ser organizados. Ex.: Pasta “Empresas” > “Ponta Grossa” > “A” “B” e ”C”.

3 S – Senso de Limpeza (Seiso) 

Conceito chave

Sempre mantenha o seu ambiente limpo.

O que devo fazer?

• Sua mesa deve estar em ótimo estado, limpa e sem nenhuma sujeira/bagunça;
• Deixe seu local de trabalho limpo, chão, mesa, ou onde você passe;
• Se derrubar algo no chão limpe, assim a empresa será mantida limpa por mais tempo;
• Lembrando o importante não é o ato de limpar e sim o ato de não sujar;
• Não deixe copos e canecas mancharem a mesa;
• Não deixe a poeira se acumular;

O que não devo fazer?

• Você não deve ir com o pensamento de “Isso não é comigo”;
• Esperar que os outros limpem.

4 S – Senso de Saúde e Higiene (Seiketsu)


Conceito chave

Você está se cuidando bem?

O que pode?

• Crie condições favoráveis a nossa saúde físicas e mentais;
• Garantir que o ambiente não seja agressivo e esteja livre de ar poluente;
• Beba água. Você sabia que o ser humano adulto precisa ingerir pelo menos 1,5 litros de água por dia? (Mas lembre-se de descartar o copo);
• Eliminar condições inseguras de trabalho, evitando acidentes ou manuseios perigosos;
• Colaborar sempre que possível com o trabalho do colega;
• Não fumar.

Com isso você terá:

• Melhor segurança e desempenho pessoal;
• Prevenção de danos à saúde dos que convivem no ambiente;
• Melhor imagem da empresa internamente e externamente;
• Elevação do nível de satisfação e motivação do pessoal para com o trabalho.

5 S – Senso de Disciplina (Shitsuke) 

Conceito chave

Disciplina é a palavra-chave para alcançar bons resultado. 

Senso de Autodisciplina é desenvolver o hábito de conservar as melhorias obtidas (os quatro sensos implantados), visando novos desafios, para isso é preciso cumprir as normas, procedimentos e regulamentos estabelecidos mesmo que estes sejam verbais.
Esse senso é muito importante para o sucesso do programa, sendo necessário o querer fazer.
Autocontrole é contar sempre até dez, ter paciência, ser persistente na busca de seus sonhos, anseios e aspirações, respeitando o espaço e a vontade alheia.

Você também já começou a perceber os resultados, pois sua mesa está mais organizada, suas gavetas também, isso lhe permite que se encontre com facilidade tudo o que você procura você está mais preocupado com sua saúde e com o ambiente em que vive e trabalha e está mais sociável.
 

Exemplo de aplicação dos sensos de utilização, organização e limpeza:

Antes

Depois


Postado por Lourenço Suarez


24/12/2012

Boas Festas!

Boas Festas! 


Postado por Maria Alice Jovinski


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