Página Inicial

Cases

 

Transpanorama implanta novo sistema

Tamanho da fonte: A  A  A

Com o objetivo de melhorar o desempenho de sua produtividade, a Transpanorama está investindo na implantação de um novo software: o KMM. Todos os setores serão interligados por este programa, que vai permitir à empresa uma interatividade maior entre os setores, troca de dados e um agrupamento das informações numa única plataforma digital. O processo de instalação do KMM está projetado para 12 meses, por isso, a implantação vai ocorrer de forma gradativa, até atingir todos os departamentos.

 

O sistema vai trazer mais agilidade ao trabalho dos motoristas e dos colaboradores das áreas financeira, contábil, fiscal e do departamento de pessoal. “A Transpanorama vai ganhar muito em controle. Hoje a empresa tem esse domínio, mas não é via sistema. Os dados atualmente são isolados por departamento e o KMM vai mudar isso, porque toda a rotina de trabalho será integrada”, diz Marcel Beck, gerente de Implantação do KMM.

 
No começo de dezembro de 2013 começou o processo de integração dos rastreadores dos caminhões da Transpanorama pelo KMM, possibilitando ao pessoal da logística uma comunicação mais efetiva com os motoristas e melhor aproveitamento do tempo. Além disso, o novo software traz mais segurança para nossos profissionais que trabalham dirigindo pelas rodovias. Por exemplo, se um caminhão estiver parado fora da rota, os coordenadores da logística têm condições de ter essa informação em tempo menor do que o atual.   
 
Além disso, é possível estudar melhor as rotas e indicar postos de combustíveis conveniados com a empresa. Para que a eficiência do sistema seja total, a participação dos colaboradores é/será fundamental. Os motoristas, por exemplo, terão de alimentar o KMM com informações pré-estabelecidas num teclado que estará conectado à sua coordenação.
 
Segundo Beck, os colaboradores da Transpanorama vão receber durante o processo total da implantação, o treinamento para operar o novo sistema e a equipe do KMM estará à disposição da empresa para agilizar e facilitar o acesso ao software. “Neste momento, tenho um cronograma macro de implantação e a agenda de treinamento, que será específica para cada setor, vai ser definida posteriormente”, aponta.
 
Expectativas
 
Quem está acompanhando de perto a formatação e implantação do sistema é a Cristina Chilante Berbert, gerente de Controladoria e Planejamento da Transpanorama. Para ela, o software será um divisor de águas para a empresa, principalmente, para os setores de Logística e Controladoria. “O KMM é muito prático. É um Sistema de Gestão Empresarial bem integrado, estruturado e dinâmico, que vai permitir a geração de relatórios de indicadores de forma imediata. Hoje, essa consolidação de dados demora entre 20 e 30 dias. A gestão dos custos também será mais eficiente”, comenta. 
 
Outro ponto positivo é a pró-atividade do KMM, que apontará com antecedência alguns prazos, desde o vencimento do extintor e até o período ideal para a revisão completa do caminhão.
 
Segundo Cristina, para a área de Logística as vantagens são inúmeras. “Será possível saber quanto tempo o motorista precisou ficar na fila para descarregar e apontar as horas necessárias para chegar ao destino”, relata.
 
Para Diójanes Anunciação, gerente de Logística Express da Transpanorama, o KMM vai possibilitar a execução dos procedimentos de forma preventiva e não corretiva. “Todo acompanhamento da frota será on-line, trazendo melhor performance aos nosso trabalhos. Atrasos na entrega conseguirão ser evitados e, com isso, multas contratuais também”, aponta. Ele afirma que no primeiro trimestre, 100% da frota que trabalha para a área estará equipada com rastreadores compatíveis ao novo sistema.
 
Clodoaldo Madeira, gerente de Logística Agro da Transpanorama, acredita que a Implantação do KMM será um marco para a empresa e diz que entre as principais vantagens está a descentralização dos lançamentos do setor. “O próprio motorista vai poder alimentar o sistema, que fornecerá índices reais e assertivos. O painel on-line permitirá um controle maior das nossas ações e vai dinamizar a rotina de trabalho”, afirma.
 

 

 
Fonte: Revista Transpanorama  -  Ano 1, edição 1, 2013

 

Copyright © 2018. KMM Engenharia de Sistemas. Todos os direitos reservados.    |    Mapa do Site    |    Portal KMM    |    Intranet    |    Webmail